Foto Ilustrativa- retirada da Internet
Olá Caros amigos aeromodelistas de Visconde do Rio Branco, venho a passar a todos aeromodelistas amigos que voam no nosso campo de aviação a necessidade de mudarmos o horário de nossos voos. Devido a grande movimentação de voos de Ultra Leves e a grande presença de visitantes, coloco uma ideia de nós voarmos na parte da manhã nos dias de Domingo, no caso aos Sábados contiunuaremos à Tarde, entretanto se faz necessário refletirmos sobre a Segurança e colocarmos as regras de segurança em prática. Estive lendo um artigo escrito pelo Aloisio aeromodelsita da Muriaero, e me fez refletir sobre assunto e caso queiram ler o artigo acesse o link http://www.muriaero.blogspot.com/ leia atentamente vale a pena o Aloisio colocou em sabias palavras todo conteúdo. Bem para que possamos também pensarmos em segurança esta abaixo texto retirado da Internet de um Club no Rio Grande do Sul
Aeromodelismo não é brinquedo
Segurança no Aeromodelismo.
Vítimas de Aeromodelos
Segundo a Confederação Brasileria de Aeromodelismo (Cobra), de Novembro de 2000 até Novembro de 2001 registraram-se 182 acidentes com aeromodelos com vítimas. 4 delas foram fatais.
Cheque seu modelo
Verificar cada componente de seu aeromodelo antes de cada vôo é de fundamental importância ao vôo seguro. Que tal fazer uma lista de ítens ?
Mais alguém na minha frequência ?
Nunca ligue seu sistema de rádio sem antes verificar o quadro de frequências, se houver. Converse com seus companheiros de pista. Que tal um : "Bom dia estou na frequência 72.260 !" Lembre-se que mesmo tomando essa providência, durante o decorrer do dia, outros modelistas podem chegar depois de você com rádios na sua frequência ! Quem usa a mesma frequência que você tem de ser seu amigo. Fique perto dele.
Antes de decolar
As superfícies moveis se movimentam corretamente ?O rádio tem alcance suficiente ?Os trimers estão nas posições corretas ?Não ligue seu motor com o escape virado para o público ou outros modelistas. Após afinar o motor faça um teste com o modelo inclinado à 45 graus.Cheque a direção do vento. Decolar a favor do vento é um péssimo começo.A pista está livre ?Sinalize suas intenções : "Vou decolar !"
Durante o vôo
Após a decolagem faça sempre uma curva na direção oposta à posição do público e dos veículos. Afaste-se deles.Não voe seu modelo na frente do sol. Você pode ser ofuscado e perdê-lo.Evite cabos e linhas de transmissão.Não permita que seu modelo se afaste muito. Quanto mais longe mais difícil será enxergá-lo.Controle o tempo de vôo. É muito fácil entrar em pane seca.Sinalize sua intensão de pousar. Grite !A pista está livre ?Em caso de emergência tente ficar calmo. Peça ajuda.Em caso de acidente assuma a responsabilidade .
Procure um Instrutor expriente no nosso Caso Temos O Junior e o Daniel
Não tente aprender sozinho. Escolha um bom instrutor. Seja Responsável
Atitude consciente e responsável só faz bem às pessoas a sua volta, à você e ao seu equipamento.
Um aeromodelo não é um brinquedo. Nas mãos de um irresponsável pode ser uma ameaça perigosa. Pode ferir e matar.
Um Clube é o caminho certo
Acostume-se a voar no Clube de sua cidade.
. Essa é a melhor forma para começar a aprender e fazer amizades.
Olhar o que os pilotos mais experientes ou aqueles pilotos aptos e designados pelos órgãos regulamentadores fazem, é o melhor caminho pra iniciar no aeromodelismo.
Um bom dia de vôo começa no dia anterior
Carregue as baterias do sistema de rádio na noite anterior.Verifique se estão em condições de uso periodicamente nos intervalos de cada vôo.
Não use
Hélices ou rotores de helicópteros de metal.Hélices reparadas.Bordos de ataque afiados ou muito finos.Spinners pontiagudosEquipamento de rádio desprotegido das vibrações.Lastros ou quaisquer peças pesadas sujeitas a alijamento
Não voe
Um modelo na presença de público, ainda não testado .Em áreas densamente povoadas ou sensíveis ao ruído. Sobre o público e veículos.Próximo a aeroportos. ( em atividade)
Cuidado com o Combustível
Combustível para modelos é altamente inflamável. Pior que isso, sua chama é quase invisível.Armazene-o em lugar fresco e escuro.Não o exponha ao sol ou a fontes de calor.Mantenha-o longe do alcance de crianças.Nunca use querosene, gasolina ou tiner num motor glow.Nunca ligue o motor em lugares fechados e sem ventilação.Nunca reutilize a embalagem vazia
Fonte do Texto: Retirado do Site União Caçapava de Aeromodelismo do Rio Grande do Sul
http://www.ucamodelismo.com.br/index_arquivos/dicasdiversas.htm
Aeromodelismo não é brinquedo
Segurança no Aeromodelismo.
Vítimas de Aeromodelos
Segundo a Confederação Brasileria de Aeromodelismo (Cobra), de Novembro de 2000 até Novembro de 2001 registraram-se 182 acidentes com aeromodelos com vítimas. 4 delas foram fatais.
Cheque seu modelo
Verificar cada componente de seu aeromodelo antes de cada vôo é de fundamental importância ao vôo seguro. Que tal fazer uma lista de ítens ?
Mais alguém na minha frequência ?
Nunca ligue seu sistema de rádio sem antes verificar o quadro de frequências, se houver. Converse com seus companheiros de pista. Que tal um : "Bom dia estou na frequência 72.260 !" Lembre-se que mesmo tomando essa providência, durante o decorrer do dia, outros modelistas podem chegar depois de você com rádios na sua frequência ! Quem usa a mesma frequência que você tem de ser seu amigo. Fique perto dele.
Antes de decolar
As superfícies moveis se movimentam corretamente ?O rádio tem alcance suficiente ?Os trimers estão nas posições corretas ?Não ligue seu motor com o escape virado para o público ou outros modelistas. Após afinar o motor faça um teste com o modelo inclinado à 45 graus.Cheque a direção do vento. Decolar a favor do vento é um péssimo começo.A pista está livre ?Sinalize suas intenções : "Vou decolar !"
Durante o vôo
Após a decolagem faça sempre uma curva na direção oposta à posição do público e dos veículos. Afaste-se deles.Não voe seu modelo na frente do sol. Você pode ser ofuscado e perdê-lo.Evite cabos e linhas de transmissão.Não permita que seu modelo se afaste muito. Quanto mais longe mais difícil será enxergá-lo.Controle o tempo de vôo. É muito fácil entrar em pane seca.Sinalize sua intensão de pousar. Grite !A pista está livre ?Em caso de emergência tente ficar calmo. Peça ajuda.Em caso de acidente assuma a responsabilidade .
Procure um Instrutor expriente no nosso Caso Temos O Junior e o Daniel
Não tente aprender sozinho. Escolha um bom instrutor. Seja Responsável
Atitude consciente e responsável só faz bem às pessoas a sua volta, à você e ao seu equipamento.
Um aeromodelo não é um brinquedo. Nas mãos de um irresponsável pode ser uma ameaça perigosa. Pode ferir e matar.
Um Clube é o caminho certo
Acostume-se a voar no Clube de sua cidade.
. Essa é a melhor forma para começar a aprender e fazer amizades.
Olhar o que os pilotos mais experientes ou aqueles pilotos aptos e designados pelos órgãos regulamentadores fazem, é o melhor caminho pra iniciar no aeromodelismo.
Um bom dia de vôo começa no dia anterior
Carregue as baterias do sistema de rádio na noite anterior.Verifique se estão em condições de uso periodicamente nos intervalos de cada vôo.
Não use
Hélices ou rotores de helicópteros de metal.Hélices reparadas.Bordos de ataque afiados ou muito finos.Spinners pontiagudosEquipamento de rádio desprotegido das vibrações.Lastros ou quaisquer peças pesadas sujeitas a alijamento
Não voe
Um modelo na presença de público, ainda não testado .Em áreas densamente povoadas ou sensíveis ao ruído. Sobre o público e veículos.Próximo a aeroportos. ( em atividade)
Cuidado com o Combustível
Combustível para modelos é altamente inflamável. Pior que isso, sua chama é quase invisível.Armazene-o em lugar fresco e escuro.Não o exponha ao sol ou a fontes de calor.Mantenha-o longe do alcance de crianças.Nunca use querosene, gasolina ou tiner num motor glow.Nunca ligue o motor em lugares fechados e sem ventilação.Nunca reutilize a embalagem vazia
Fonte do Texto: Retirado do Site União Caçapava de Aeromodelismo do Rio Grande do Sul
http://www.ucamodelismo.com.br/index_arquivos/dicasdiversas.htm
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