segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Voo Livre, Um Sonho a vespera de Acontecer....

        
      Voo Livre, Um Sonho a vespera de Acontecer.... 
Pretendo em breve fazer um curso de Voo Livre de Para-Pente em Astolfo Dutra, antes estou pesquisando mais sobre o assunto, ja é um sonho antigo antes mesmo deu gostar de Aeromodelismo, mas na época o medo falou mais alto e preferir fazer o cusrso de Aeromodelismo em Ubá com o isntrutor Mateus, o tempo passou hoje com 28 anos masi maduro e com Adrenalina pulsando na veia, e a oportunidade apareceu e achei que é a hora certa, em Novembro começo o curso de Para-pente e espero trazer para voces amigos do Aeroloucos fotos e videos dos meus treinamentos. Segue um breve historico sobre este esporte também maravilhoso...
            Credito da reportagem do site http://vertigens.com
            Fotos retirado do Google imagens
                                                 

A capacidade de voo do parapente está intimamente ligada à forma como o parapente voa e se mantém no ar. Conheça os aspetos principais que afetam a capacidade de voo do parapente e saiba que ao compreendê-los pode melhorar a sua eficácia e capacidade em navegar por entre os céus.
A capacidade de voo do parapente pode ser explicada por uma série de fatores que possibilitam a realização de um voo perfeito, longo e tranquilo. Dos mais importantes, destacam-se os seguintes:

A autonomia do voo

Um parapente pode manter-se em voo durante várias horas seguidas, pois a sua autonomia não está dependente de qualquer tipo de combustível, mas sim das condições atmosféricas, da experiência e resistência do piloto. Estas são as 3 condições essenciais para um voo de parapente e determinam o tempo que um parapente se mantém no ar.

As condições atmosféricas

O vento é um dos fatores mais importantes que condiciona a capacidade de voo de um parapente. O parapente consegue descolar, voar e aterrar, com ventos de 0Km/h a 20Km/h. Se forem superiores a esta velocidade, a prática do parapente está comprometida, até mesmo para os pilotos mais experientes, pois a dificuldade em manusear e controlar o velame é enorme. Daí o motivo dos ventos fracos e das condições térmicas moderadas serem o habitat natural para a prática deste desporto de aventura.

A força de planeio

A capacidade de um voo de parapente está intimamente relacionada com a força de planeio que é exercida sobre o parapente.Existe uma força de planeio máximo na ordem dos 9:1. Isto é, com 100 metros de altitude, o parapente voa uma distância aproximada de 900 metros. Logo, quanto maior for o número de térmicas (correntes de ar quente) que um piloto encontre ao longo da sua viagem, mais hipóteses tem em se manter a navegar por entre os céus.

A velocidade do parapente

A capacidade de voo de um parapente reflete-se na velocidade que atinge. A prática do parapente conduz ao estabelecimento de uma velocidade na ordem dos 45 km/h, o que em relação ao solo poderá transformar-se em 65 km/h, dependendo da componente do vento em relação à do voo. Dada a sua baixa velocidade e força de planeio, a fuga rápida das zonas descendentes, ou de turbulência, fica comprometida e isso constitui a sua maior desvantagem. Por outro lado, as aterragens podem ser efetuadas em terrenos de dimensões muito limitados, mas com uma grande precisão.

O parapente é um desporto notável graças à sua capacidade de voo e pelo facto de levar as emoções das pessoas ao rubro. Conheça como começa o voo do parapente e saiba que a sua capacidade de voo está intimamente ligada à força de planeio que apresenta.

O começo do voo

Para começar a voar, basta que o piloto se posicione na encosta de uma montanha e à medida que se vai deslocando no espaço, o ar vai embatendo no velame e, assim que a velocidade do ar for suficiente, isto é quando atingir os 25 a 30 km/h, o paraglider levanta voo por ele próprio.
No parapente a posição de voo é sentada. O piloto senta-se na selete, ou às vezes vai deitado com a parte da frente do corpo virada para cima, como se estivesse a dormir uma “soneca de barriga para o ar”. Posteriormente, a deslocação do parapente no ar acontece graças à existência das térmicas na atmosfera, que são correntes de ar quente que possibilitam a ascensão do parapente aos céus. Ao longo desta subida a velocidade que o voo atinge varia entre os 15 e os 45 km/h.

O planeio do parapente

O parapente apresenta uma força de planeio de aproximadamente 9:1, isto quer dizer que ao realizar 9 metros de viagem, o parapente desce um metro de altitude. Por outro lado, a falta de velocidade e de planeio impedem a fuga rápida das zonas descendentes e das zonas com muita turbulência e este é o grande ponto negativo do parapente.
Porém, esta lentidão no arrasto também é vantajosa quando é chegado o momento de aterrar. O parapente consegue pousar num espaço de curtas dimensões e com grande precisão. Prova disso mesmo são os campeonatos que se realizam ao nível da precisão de aterragem.

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